quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Acordo pornográfico!


Ainda sou do tempo, em que se dizia para ir para a bicha! Traduza-se "bicha", por grupo de pessoas em fileira. Mas, aquando da enchente de povo brasileiro, esta palavra caiu em desuso, não sei se por poder ser ofensiva para com os nossos irmãos brasileiros, ou se por vergonha de ser gozado, pois como se sabe, no Brasil, bicha significa homossexual( rabeta, para os mais distraidos). Optou-se então por fila. Vai para a fila disto, ou fila daquilo que não há problema nenhum com o termo utilizado, não fica mal! Mas, e agora é que são elas, com o acordo ortográfico, como ficamos em relação à palavra broche? Traduza-se "broche" por adorno com alfinete para prender à roupa. Vamos nós, continuar a descriminar esta palavra, sendo ela apenas utilizada em meios mais reservados? Quando é que as crianças que são filhas de pais que fazem adornos com alfinetes, poderão dizer que o pai è brochista? Como é que será uma conversa entre um casal, em que a mulher pergunta: " então querido, o que fizeste hoje?fiz dez broches, amor!"... Da minha parte, fico com a ideia que é motivo para muita discussão, mas deixemos isso para quem pode e manda. Talvez um dia, haja acordos ortográficos especificos para cada palavra.

20 comentários:

  1. POIS ESTAS SAO IGUAIS Á PONHETA DE BACALHAU

    ResponderEliminar
  2. Ó marize! Isso tambem tem alfinete para pôr ao peito?

    ResponderEliminar
  3. Caro Ministro,

    Seria bom k não se estabelecessem confusões!

    É k do "artesanal" broche (entenda-se,adorno de pôr ao peito), até á culinária, a distância pode não ser assim tanta...senão vejamos...a célebre "punheta de bacalhau" é um prato confeccionado de forma "artesanal"(entenda-se, arte feita com a exclusiva utilização das mãos), a frio, ou seja, sem necessidade de utilizar nenhuma fonte de calor, e ao natural (todos os ingredientes usados são produtos naturais,sem corantes nem conservantes)... outro exemplo, são as tb célebres "caralhetas" k acompanham a não menos famosa "sopa da pedra de Almeirim".
    Convém, portanto entender-se e manter-se a salvaguarda destas questões pertinentes, não vá isto tudo acabar numa enorme e confusa "salada de bocas"...

    ResponderEliminar
  4. Hum! Salada de bocas... métodos artesANAIS... "caralhetas"...estou a gostar...

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem k o meu amigo é apreciador da nossa gastronomia...Portugal sempre foi um país de "bons garfos"...ultimamente, descartáveis, é verdade, mas o importante é "comer" nem k seja á boa moda árabe..."com as mãos"...

    ResponderEliminar
  6. Com as mãos!... não é a mesma coisa, mas tambem gosto!

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo,

    ...sempre ouvi dizer k quem "não tem cão, caça com gato"...
    Cada um come onde e como quer, pode ou lhe apetece... eu, sou apreciadora de comida exótica!...Gostos!!!

    ResponderEliminar
  8. Amiga Amelia! Se há palavras que, juntamente com outras, podem de certa forma ser traiçoeiras, "comer" é com toda a certeza uma delas!

    ResponderEliminar
  9. Comer ou não comer...eis a questão!!!
    Sou forçada, (apesar de contrariada)a concordar ctg...desta x!

    Na verdade akilo que até à algum tempo atrás era simplesmente mais um dos verbos da extensa gramática portuguesa e um direito adquirido para kker ser vivente, transformou-se, (quiçá devido aos acordos ortográficos)numa espécie de "tratado de guerra e paz"...

    Vamos lá entender esta questão...deve ser só para alguns "iluminados"...

    ResponderEliminar
  10. Se calhar é melhor que usem lampadas economicas...digo eu!

    ResponderEliminar
  11. Oooohhhhh, Sr. Ministro...

    Então, e os lucros da EDP???

    Por acaso o Sr. está a eskecer-se k a maioria das "nossas" Grandes Empresas no fim de cada ano apresentam sempre um saldo negativo aos milhões... A situação é de tal forma grave k o nosso Governo, preocupado com essa situação, elaborou um projecto para "controlar", aliás, "contornar" esse problema tomando nas suas mãos, a gestão e o controle financeiro destas empresas mal gerenciadas!!! É verdade...temos um Governo sempre atento a estas questões...económicas.
    Estou sériamente a pensar, criar uma empresa destas...se o amigo Ministro, algum dia, pensar em abandonar a política e quiser ser meu gestor...já sabe! - vamos ver se ainda vou a tempo...

    ResponderEliminar
  12. Lucros da EDP? Mas que raio! Farto-me de gastar "luz" e não tenho direito a nenhuma cota? Minha amiga, os lucros da EDP, são apenas uma lenda de tempos imemoriais!

    ResponderEliminar
  13. Isso é pk o meu caro amigo, só utiliza lâmpadas "fundidas"...qto á cota, claro k tem!
    Então, tem a sua "cota" parte na responsabilidade de pagar a factura!!! Não é bom???

    ResponderEliminar
  14. Por isso é que estamos como as lampadas: "fundidos"!

    ResponderEliminar
  15. Eu diria mais..."fundidos e mal pagos"!!!

    ResponderEliminar
  16. Exactamente Amigo...

    ..."funda-se" esta m...da toda,falem com os "arquitectos do mundo" e criem-se novas "peças" k estas nem pra museu servem !!!

    ResponderEliminar
  17. Amiga Amelia! Na minha maneira de ver as coisas, é necessário mudar os elementos que constituem o governo!Tenho quase a certeza que são eles que estão a "fundar" isto tudo!

    ResponderEliminar
  18. Olha se keres saber a minha opinião, sinceramente, já não acredito!!!
    A propósito de a "fundar" isto tudo...
    Pra mim, Portugal e o "Titanic" têm mt em comum...ambos viveram tempos de grande ostentação, ambos foram os maiores, ambos afundaram! E do Titanic, ainda se recuperou alguma coisa k chegou pra criar o Titanic Museum em Southampton, cidade de cujo porto marítimo ele saíu na sua primeira e única viagem...qto a este país...duvido k se consiga aproveitar algo do "afundamento"...

    ResponderEliminar
  19. Nesse aspecto eu concordo contigo. Mesmo que sobrasse alguma coisa, duvido que algum museu quisesse exibir fosse o que fosse!

    ResponderEliminar